Bruno

Mareto

Psicanalista

Um pouco sobre a clínica com migrantes

Sou psicanalista, brasileiro, psicólogo licenciado no Brasil, atendo há quase 10 anos e sou migrante há mais de 5 anos.


Faz algum tempo, estudo os efeitos psíquicos da migração, ou seja, como ela afeta nossa saúde mental e subjetividade. Esta pesquisa transformou tanto minha experiência pessoal como migrante, quanto meu trabalho com pacientes que deixaram seu país ou cidade de origem.


A migração, quando é uma escolha "livre", costuma ser vista como uma experiência empolgante e exclusivamente positiva. No entanto, a realidade é que ela pode ser muito mais complexa e desafiadora do que parece. Quando a migração não é "livre", suas dificuldades costumam ser maiores e ainda mais evidentes. Em qualquer caso, reconhecer e compreender que mudar de país ou cidade é complexo costuma facilitar bastante a experiência da migração.


A psicanálise - ou, de forma geral, a terapia - é um dos recursos mais valiosos para cuidar de sentimentos e sensações difíceis, como ansiedade, tristeza, luto, confusão, dúvida paralisante, medo, solidão, entre outras coisas que não são exclusivas dos migrantes/expatriados, mas que podem nos afetar com mais intensidade.


É também na terapia que podemos ter um espaço pra pensar, conversar sobre e criar nossa experiência no mundo, inventando e/ou sustentando escolhas, caminhos, modos de existir.


Em meu consultório, ofereço sessões online e presenciais em inglês, português e espanhol, para adultos, adolescentes e casais - sejam migrantes/expatriados ou não.


LinkedIn Logo 蓝白领英社交媒体
Black Flat Facebook Logo Social Media Icon
Instagram Outline Logo